21 de agosto de 2009

Nas mãos do Oleiro

De acordo com a Palavra, Deus usou de uma parábola para que Jeremias pudesse entender sobre a soberania dele: Deus, o Oleiro; o povo de Israel, o vaso (Jr 18.2-6).

Quantas vezes o Senhor nos convida a descermos à casa do Oleiro para que Ele possa nos mostrar a situação do nosso coração, a sua grandeza e o seu poder, porém, muitas vezes, não queremos sair da nossa zona de conforto, não queremos ser confrontados; enxergar a situação do nosso coração, assim como Isaías (Is 6.5). Mas temos duas escolhas: encarar a realidade e mudar a nossa situação ou continuar no erro.

Muitas vezes estamos em situações que não agradam ao Senhor, então, assim como o oleiro, ao encontrar imperfeições ou defeitos em sua obra, Ele decide se o “barro” continuará com as imperfeições ou será remodelado. Ele molda seu povo para fazer com que esteja em conformidade com seus propósitos.

Esforçamo-nos para manter uma aparência atrativa, mas Deus vê o nosso interior. Deus deseja que tenhamos pensamentos e motivações sadias, não apenas corpos sãos.

Nosso íntimo está constantemente passando por provações, são paradigmas sendo quebrados, são vontades falecendo e concepções sendo transformadas pela vontade do Senhor; são feridas do passado sendo curadas, mágoas sendo destruídas para que assim possamos ser APROVADOS.

Não devemos nos descuidar ou ficar passivos, devemos mostrar disposição e receptividade ao impacto de Deus em nossa vida. Quando nos rendemos ao Senhor, Ele nos molda e nos transforma em vasos valiosos.

O Oleiro se entrega à sua obra totalmente. Ele não se cansa, não desanima, não desiste em contemplar um vaso pronto e bonito (Is 45.9).

Nossa sociedade admira a assertividade, a independência e o espírito de liderança, contudo estas qualidades podem se transformar em obstinação, soberba e recusa em ouvir a voz do Mestre. Por isso precisamos guardar o nosso coração, não nos enganemos com os “títulos” que o mundo nos concede, e quando estas estiverem dominando a nossa vida, eia, desçamos à Casa do Oleiro!


Texto de Peterson Amicuchi
Missionário, líder do Ministério de Artes e Adoração Freedom - Igreja do Evangelho Quadrangular – Ribeirão Preto/SP

Um comentário:

  1. Tudo que quero é estar nas mãos do Senhor como vaso nas mãos do Oleiro, para me despojar do velho homem e ser feito um vaso novo.

    Fabio Alves.

    ResponderExcluir