26 de junho de 2010

Um encontro com Jesus

 João 5.1-15
 Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém.
2 Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados esperando o movimento da água.
4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo.
6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?
7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
9 Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado.
10 Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.
11 Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda.
12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?
13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se retirara, por haver muita gente naquele lugar.
14 Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
15 Retirou-se, então, o homem, e contou aos judeus que era Jesus quem o curara.

Este texto fala de um homem que sofria há 38 anos, pois não havia quem o ajudasse.
Jesus o viu e se compadeceu dele. Ouviu sua história. Deus conhece nossa história, nossa luta, nossa dor... Ele se compadece de nós!
Analisando o texto vemos algumas questões que precisamos entender.
  1. Queremos ser curados?
Após o homem contar qual era sua situação, Jesus pergunta se o homem queria ser curado. Nós precisamos decidir se queremos ser curados. Por muitas vezes as pessoas sofrem tanto tempo com determinada dor ou enfermidade que se acostumam e já nem fazem tanta questão de receber a cura.


     2.  A quem recorremos?

O homem ponderou com Jesus que ninguém o ajudava a entrar no tanque. Era "cada um por si". 
Mas agora, ele estava diante de Jesus, ele estava com Jesus. Esse homem teve um encontro com Jesus e já não precisava mais de alguém que o ajudasse, pois o Deus que cura, falava diretamente com ele.
Quem tem um encontro com Jesus não precisa de mediadores. quem tem um encontro com Jesus fala diretamente com Ele, pois Ele ouve nossa história, se compadece de nós e nos cura, nos sara, nos liberta de nossas dores, de nossas aflições.

     3. Qual é a nossa postura?

Jesus mandou que ele se levantasse, pegasse sua cama e andasse. Além de querer, é preciso tomar uma postura, uma posição.  É preciso se levantar, sair da paralisia, sair do estado de prostração, se libertar daquilo que nos prende. Quando encontramos com Jesus, toda cadeia cai por terra. Por onde Jesus passou doentes foram curados, cativos e oprimidos foram libertos, mortos ressuscitaram. E ainda hoje é assim! Aleluia! Diante do Senhor, podemos expor nossos problemas e ali podemos ter a certeza que Ele vai solucionar. Temos que pegar aquilo que nos prendia, levantar e caminhar, visto que tivemos um encontro com o Senhor e já não há nada que possa nos prender e nos impedir de caminhar!

      4. Sabemos quem ele é?

O homem não sabia quem o havia curado. Mas, pela fé, obedeceu e recebeu a cura. Foi pela fé. Certamente sua alma podia perceber quem falava com ele ali. Provavelmente seu coração estava ardendo. Na presença do Senhor nossos corações queimam de amor por ele! Foi pela fé.
Hoje sabemos com quem nos encontramos e sabemos quem Ele é e do que Ele é capaz. Conhecemos o seu poder! E ainda assim, muitos preferem procurar por mediadores. Preferem as profecias, preferem o "irmão que cura", preferem a "oração de fogo do lugar tal", quando na verdade - apesar de Deus operar dessas formas também - o que realmente precisamos não depende de outros, pois estamos diante de Jesus. Temos um Deus que fala diretamente conosco, que nos ouve, que nos cura, que nos liberta!

       5. O pecado

Jesus o alertou para que não voltasse a pecar. Quando aquele homem aceitou a palavra dada por Jesus, exerceu sua fé e recebeu não só a cura física, mas também a espiritual. Ele foi liberto.
O pecado traz consequências desastrosas e muitas vezes no nosso corpo. 
Encontrar-se com Cristo, ser curado por Ele, ser liberto é uma dádiva. E precisamos manter-nos firmes e não voltarmos a pecar, trazendo para nós dores piores. O alerta é do próprio Senhor: "...não peques mais, para que não te suceda coisa pior."

Aquele que tem um encontro com Jesus tem sua vida transformada. Aquele que tem um encontro com Jesus tem vida em abundância. Aquele que tem um encontro com Jesus sabe a quem clamar por ajuda.

2 comentários: